quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Aquiete- se

"Meditar consiste em aquietar o corpo e a mente, e em parar de prestar atenção ao mundo exterior, a fim de que possamos nos unir a Deus no silêncio de nosso santuário interior. A meditação atua favoravelmente no plano físico, relaxando o corpo; no plano mental, acalmando os pensamentos e as ansiedades; e no plano espiritual, renovando a energia vital e estimulando nossos atributos divinos. Isto nos permite levar uma existência mais útil, melhorar as relações com as pessoas que nos rodeiam e enfrentar com ânimo renovado as dificuldades que se apresentam. Ao dedicar a cada dia alguns momentos para liberar a mente das múltiplas preocupações que a assaltam, vamos recobrando a plena consciência de nossa essência divina. Podemos dizer que orar é dirigir-nos a Deus e falar com ele, enquanto que meditar significa escutar a Deus, deixando-nos instruir e guiar pela parte de nosso ser que se acha em constante comunhão com o Infinito."

Edgar Cayce



"Concentrando-se em uma forma, som ou luz, aprendemos a estar constantemente naquele estado de solitude interna e estarmos contentes em qualquer situação.
Aquela quietude, ou centro, é o que um verdadeiro buscador anseia, e isto é porque ele não se aborrece com o passado ou o futuro. Ele focaliza no aqui e agora. Isso é conhecido como recordação de Deus. Recordação de Deus só pode acontecer quando você deixa o passado e para de sonhar com o futuro. Então o pêndulo da mente deixa de balançar de um lado para outro; alcançando um ponto de quietude, e você passa a morar na quietude do momento presente."

Amma



"Mas seja qual for a força com que o ego tenta sabotar seu caminho espiritual, se você prossegue nele e trabalha profundamente com a prática da meditação, começará a perceber como tem sido enganado pelas promessas do ego: falsas esperanças e falsos medos. Devagar você começa a compreender que tanto a esperança quanto o medo são inimigos da sua paz de espírito; as esperanças o decepcionam, deixando-o vazio e desapontado, e os temores o paralisam na cela estreita da sua falsa identidade. Você começa a ver também como foi poderosa a influência do ego sobre sua mente, e no espaço de liberdade aberto pela meditação – em que você está momentaneamente livre da avidez – você vislumbra a estimulante amplitude da sua verdadeira natureza."

Sogyal Rinpoche, O Livro Tibetano do Viver e do Morrer