segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Aflorando o espírito do Despertar

Gostaria de recomendar o blog Samsara (trechos de textos budistas), o qual sou leitora assídua e admiradora. Dele quero compartilhar o texto abaixo, um exemplo do que é a verdadeira Compaixão.
Desfrute!


"Reação correta"

Com a morte de Mao Tse Tung, Sua Santidade o Dalai Lama falou sobre o falecimento diante de uma multidão de tibetanos e realizou uma grande cerimônia religiosa direcionada a Mao.
 Ele disse que agora que Mao faleceu, seria visto com compaixão. Na verdade, quando Sua Santidade estava falando da morte de Mao, havia lágrimas em seus olhos devido à sua grande compaixão por esse homem. Ele pediu ao povo tibetano para dedicar o mérito de suas práticas ao benefício de Mao.

O que Mao fez para merecer esse tipo de atenção e compaixão de Sua Santidade? O que ele fez foi sistematicamente destruir os monastérios, monumentos e livros do Dharma no Tibete. Ele fez o máximo para aniquilar todas as representações do Buda e do Dharma no Tibete. Quanto ao povo tibetano, Mao perpetrou um genocídio, e sofrimento intenso foi infligido basicamente devido às suas políticas.

Esse sofrimento foi infligido não apenas ao povo tibetano, mas no povo chinês também. Uma quantidade tremenda de sofrimento pode ter sua origem traçada até Mao e seu regime. Quando ouvimos falar sobre uma pessoa ou governo que causa tamanho sofrimento, nossa reação natural é a raiva. Já quando Sua Santidade o Dalai Lama encara isso, ele simplesmente compreende que esse era o karma dos tibetanos, e as pessoas que se engajam em ações assim terrivelmente prejudiciais merecem nossa compaixão.

Quando normalmente julgamos as pessoas — dizendo: “ali está meu inimigo” ou “essa é uma pessoa má” — estamos construindo as outras pessoas dessa maneira. Quando concebemos os outros desse modo, colhemos o fruto de nossos próprios pensamentos. O que enviamos, recebemos de volta.

A reação de Sua Santidade à morte de Mao foi errônea ou virtuosa? Foi uma reação virtuosa. Quando o espírito do despertar realmente amadurece no fluxo mental de alguém, esse é o tipo de reação que surge — uma reação característica de um verdadeiro seguidor de Buda. Você pode achar que é ingênuo, mas é assim que um budista deve reagir.


Gyatrul Rinpoche (China, 1924 ~) “Natural Liberation”, parte 1 /2




3 comentários:

Siva disse...

A very nice post.

sun drix disse...

Hello Siva

Thank you very much for your comment. I've been following your blog, very intersting and nice, congrats!

Namaste

Siva disse...

Thanks for visiting my Blog. Happy for the same.