terça-feira, 14 de setembro de 2010

Interligados a tudo e a todos

Na vida moderna, as pessoas acham que seu corpo pertence a elas e que podem fazer com ele o que bem entenderem. Quando tomam essa decisão, a lei as apóia. Esta é uma das manifestações do individualismo.
No entanto, de acordo com os ensinamentos do vazio, do não-eu e da interexistência, nosso corpo não é apenas nosso. Ele também pertence a nossos antepassados, a nosso país, às gerações futuras e a todos os outros seres vivos. Todas as coisas, até mesmo as árvores e as nuvens, se reuniram para produzir a presença do nosso corpo.
Conservar nosso corpo saudável é a melhor maneira de expressar nossa gratidão a todo o universo, a nossos antepassados, e também a não trair as gerações futuras.
Devemos praticar este preceito com todas as pessoas. Se estivermos saudáveis, todos podem se beneficiar. Se formos capazes de sair da concha do nosso pequeno eu, perceberemos que estamos interligados a todos e a tudo, que cada ato nosso está relacionado com toda a humanidade e todo o universo.
Manter mente e corpo saudáveis significa praticar a bondade com todos os seres.


Thich Nhat Hanh, "Vivendo Buda, vivendo Cristo"

2 comentários:

Anônimo disse...

já pensei em muita coisa, q somos todos um e estamos interligados de muitas manieras, mas JAMAIS enxergeui o meu corpo da maneira aqui escrita. vou lembrar disso... namaste.

sun drix disse...

"Intersomos", como diz esse grande mestre. Além disso, pela minha experiência de vida atual, vejo o valor que a gente dá a saúde do nosso corpo somente quando ela está em falta. Devemos agradecer nos cuidando, cuidando do nosso próximo, sendo gratos a pequeninas coisas que nem nos damos conta quando estamos bem. Nosso corpo é nosso templo.
Namaste, cuide-se sempre ;-)