quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

"Poupança espiritual"

Não sou muito boa com as palavras, e é por isso que aqui tenho registrado pensamentos e dizeres de pessoas e sábios que fazem sentido ao que busco na vida.

Mas penso, e muito, e meus pensamentos às vezes me fazem mergulhar numa certa lucidez, ou mesmo num estágio de esclarecimento sobre questões pelas quais estou passando no meu cotidiano.

Gostaria de compartilhar um deles. Não importa o motivo pelo qual surgiu, este já é passado, o futuro, uma abstração, e no presente o que ficou como lição foi isso.

Há muito, ou desde sempre, busco pelo caminho espiritual. Acabei por fazer uma analogia entre isso e uma poupança em dinheiro: quando você começa, depositando um mísero centavo de quando em quando, certamente você está esperando resultados vultosos rapidamente. Quase sempre você está checando seu 'extrato espiritual' para saber o quanto você tem acumulado. E isso torna-se frustante, pois você só está depositando centavos, e nem mesmo com certa constância, e puxa, você pensa: "quando é que isso vai fazer alguma diferença"?

É tudo tão moroso, que, passado algum tempo, você simplesmente 'desencana' de contar, mas continua lá depositando... e eis que um belo dia, você precisa de um certo 'montante' para resolver a questão a qual você necessita. E aí está sua surpresa. É exatamente a quantia da qual você precisava!

Às vezes, numa poupança em dinheiro, você tem até muito, mas aquém do que precisa para comprar algo. Ou muito pouco, mas ainda assim pode ser mais do que necessita. A poupança espiritual não. Nela não há sobras nem faltas. Você resgata automaticamente, ou seja, ela te ajuda e te esclarece em tudo que você está precisando naquele momento. E na medida certa.

 Mas isso só acontece a partir do estágio que você 'investe' desinteressadamente, que pára de buscar os resultados imediatos, que apenas faz o que deve ser feito.

Bom, é isso. 'Resgatei' minha poupança espiritual nesses dias, e como tudo que acontece no Universo e nada é por acaso, foi por um motivo nobre, pelo meu equilibrio e paz de espírito.

Vou continuar depositando....e esperando não precisar dela de novo.
 
Namaste
_/|\_

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Altruísmo


Em vez de estar sempre esforçando-se por obter a felicidade pessoal, tente fazer os outros felizes. Servindo aos outros espiritual, mental e materialmente, você verá as suas próprias necessidades satisfeitas. Ao esquecer-se de si próprio no serviço aos outros, você verá que, sem procurar, a sua própria taça da felicidade estará cheia.

Paramahansa Yogananda

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Foco interno


Sua visão só ficará nítida quando você olhar dentro de seu coração. Aquele que olha para fora, sonha. Aquele que olha para dentro, desperta.

Carl Gustav Jung

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

"Eterna presença"


Yoga é o esforço que uma pessoa faz para vivenciar pessoalmente a sua divindade, e em seguida para sustentar essa experiência para sempre. Yoga é domínio de si e esforço dedicado a desviar a atenção de reflexões intermináveis sobre o passado e preocupações infindáveis com o futuro para, em vez disso, buscar um lugar de eterna presença, de onde se possa olhar com tranquilidade para si mesmo e para o mundo ao redor.

Elizabeth Gilbert, "Comer, Rezar, Amar"

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

"Segue o teu destino"

Segue o teu destino,
Rega as tuas plantas,
Ama as tuas rosas.
O resto é a sombra
De árvores alheias.

A realidade
Sempre é mais ou menos
Do que nós queremos.
Só nós somos sempre
Iguais a nós-próprios.

Suave é viver só.
Grande e nobre é sempre
Viver simplesmente.
Deixa a dor nas aras
Como ex-voto aos deuses.

Vê de longe a vida.
Nunca a interrogues.
Ela nada pode
Dizer-te. A resposta
Está além dos deuses.

Mas serenamente
Imita o Olimpo
No teu coração.
Os deuses são deuses
Porque não se pensam.

Ricardo Reis (Fernando Pessoa)

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Atitude compassiva


Seja gentil, sempre que possível ... É sempre possível. 

Sua Santidade o Dalai Lama

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Aqui e agora


A eternidade é o estado das coisas neste momento.

Clarice Lispector

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Karma Yoga


Somente você é responsável por si mesmo. Ninguém mais pode responder por
seus deveres quando o ajuste final chegar. O seu trabalho no mundo - na
esfera onde o seu karma, sua própria atividade passada, colocou você -
pode ser realizado somente por uma pessoa: você mesmo. E o seu trabalho
pode ser denominado um "sucesso" somente quando, de alguma maneira, servir
aos seus semelhantes.


Paramahansa Yogananda