quarta-feira, 3 de junho de 2009

Guru verdadeiro

O Advaya-Târaka-Upanishad (16) dá uma explicação esotérica da palavra guru fazendo-a derivar das sílabas gu (com sentido de "escuridão") e ru (com o sentido de "o que dissipa"). Portanto guru é aquele que dissipa as trevas espirituais do discípulo.

No Kula-Arnava-Tantra, o deus Shiva, falando com sua divina esposa Devî, faz a seguinte comparação entre os mestres realizados e os professores comuns:

Existem muitos gurus, como lâmpadas que ardem em diversas casas; mas difícil de encontrar, ó Devî, é o guru que ilumina todas as coisas como o sol. (13.104)

Existem muitos gurus que conhecem a fundo os Vedas (o conhecimento sagrado revelado) e os Shâstras (tratados); mas difícil de encontrar, ó Devî, é o guru que chegou à Verdade suprema. (13.105)

Existem muitos gurus sobre a Terra que dão outras coisas que não o Si Mesmo; mas difícil de encontrar em todos os mundos, ó Devî, é o guru que revela o Si Mesmo. (13.106)

Muitos são os gurus que roubam o discípulo de sua riqueza, mas raro é o guru que elimina as aflições do discípulo. (13.108)

É um (verdadeiro) guru aquele através de cujo contato flui a suprema Bem-Aventurança (ânanda). Só a esse, e a nenhum outro, deve o homem de inteligência escolher como seu guru. (13.110)

"A Tradição do Yoga" de Georg Feuerstein

3 comentários:

Anônimo disse...

conheci um professor q tinha tudo pra se tornar um gde guru: aulas cheias, discípulos, nome respeitado... e abdicou de tudo, dizendo q não era ele a razão de tanta bem-aventurança em seus alunos, e sim, e simplesmente, a prática da ioga... e q isso dependia somente da vontade de cada um. daí foi embora, se dedicar a propria prática...
em tempo de celebs, isso é notável.
:)

sun drix disse...

pra vc ver como ele deve uma figura especial, mesmo ele tendo abdicado de tudo o que parecia ser sedutor à vaidade, mesmo sem querer ser reconhecido por grandes feitos ou mensagens, a atitude dele tocou seu coração de uma maneira que vc está citando ele agora...a simplicidade e a verdade tem um efeito mais poderoso do que a gente imagina!

om shanti _/\_

googala disse...

Oi, Sun!
BELO TEMPLO, QUERIDA
BJ