sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Feliz VOCÊ Novo!!

Todo fim de ano recebemos e também enviamos muitas mensagens de otimismo e esperança para o Ano Novo. Em geral são votos sinceros de que o ano seja maravilhoso, que tudo dê certo, que tudo de melhor aconteça, etc, etc...

Esse ano minha mensagem será um pouco diferente: desejo que seja lá o que o próximo ano te reserve, que encontre em você um coração sereno e em paz consigo mesmo.

Portanto, não é necessário que seu Ano Novo seja feliz, mas é você que tem que ser!

FELIZ VOCÊ NOVO
VOCÊ SEMPRE NOVO
VOCÊ SEMPRE
FELIZ DE NOVO
SEMPRE
SEMPRE FELIZ!

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Força e coragem




Being deeply loved by someone gives you strength, while loving someone deeply gives you courage.

Lao Tzu

sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Meus votos para você nesse Natal e sempre!


Que a paz esteja dentro de você hoje. Que você creia estar exatamente onde você deve estar. Que você acredite nas infinitas possibilidades que nascem do destino. Que você usufrua as graças que recebeu e passe adiante o amor que lhe foi dado. Que você seja feliz sabendo que é um filho de Deus. Que você deixe a presença de Deus entrar em teu corpo e permita à tua alma a liberdade de cantar, dançar, orgulhar-se e amar. Ele está lá, para cada um de nós.

Madre Teresa de Calcutá




Estarei ausente por uns dias, mas deixei algumas postagens programadas. Até 2011!

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Por que celebrar o Natal?


É correto utilizar o nascimento de Cristo para o regozijo material envolvido em decorações, em jantares de Natal e em troca de presentes, ou é correto adorar a vinda de Cristo apenas no Espírito?

Cristo é apenas sugerido nas festas sociais de Natal, mas Ele é visto e sentido como um fato, sempre eterno e alegre no berço do êxtase divino. A menos que você faça o esforço para realmente conhecer Cristo sempre vivo, e nascer uma nova sabedoria e uma nova felicidade dentro de você, receio que você vai deixar o precioso tempo instrutivo do Natal passar sem sua atenção.

Não estou dizendo para você omitir as festividades sociais. O que eu quero é que você não omita o fator espiritual primordial na sua celebração do Natal. Adicione à sua celebração social de Natal, a celebração de levar Cristo pela segunda vez em sua consciência meditativa. Prepare-se para celebrar o Natal na forma real:

1.Faça do seu coração um altar de Cristo, de amor. Ame todas as raças como a morada constante do Cristo onipresente.

2.Perdoe todos os seus inimigos imaginários e reais, da mesma maneira como Cristo perdoou seus adversários.

3.Conduza todas as ações de sua vida com a honestidade e a coragem de Jesus Cristo.

4.Observe a alegria de Cristo onipresente em todos os homens, em todos os santos, em todas as criaturas, no cosmos povoado de estrelas e no templo de seus próprios pensamentos.

5.Troque presentes espirituais dando suas boas qualidades para aqueles que delas necessitam e pela recepção de sua alma, as qualidades daqueles que são grandes e que te amam e querem seu próprio bem.

6.Troque presentes com o pensamento de dar a Cristo o dom do seu coração e receber o dom Dele mesmo na base da sua consciência tranquila.

7.Faça o Cristo de desconhecido a conhecido dentro de si, vendo-o nascer uma segunda vez sempre com nova alegria, cada vez mais na sua profunda meditação diária.

Paramahansa Yogananda

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Aceitação



Para desenvolver amor - amor universal, amor cósmico, como você quiser chamar - deve-se aceitar a situação da vida como um todo, como ela é, tanto a luz quanto o escuro, tanto o bom quanto o mau.

Chögyam Trungpa


terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Praticando para ser compassivo



Quando entramos em contato com outra pessoa, nossos pensamentos e ações devem expressar nossa mente de compaixão, mesmo se a pessoa diz e faz coisas difíceis de aceitar. Nós praticamos dessa forma até que vemos claramente que nosso amor não é dependente da outra pessoa ser amável.


 Thich Nhat Hanh

 
 
 
 

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Aleluia!!

Flash Mob é uma manifestação urbana rápida, uma ação para levar consciência, mobilizar ou surpreender.

Essa é uma prova de que o espírito natalino pode estar em qualquer lugar, e mesmo num centro de consumo consegue tocar o coração das pessoas.

No começo da semana que antecede o Natal, sinta-se entrando no clima com esse vídeo.


<>

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Breathe

Pare tudo agora mesmo e somente
INSPIRE e EXPIRE



quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Para encontrar a paz



Enquanto ansiamos pela Paz não a alcançamos.
Ansiedade e Paz são antíteses.
Nunca se juntam.

Professor Hermógenes

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

O poder das palavras

Palavras não são apenas palavras. Elas têm disposições de ânimo, climas próprios.

Quando uma palavra se aloja dentro de você, ela traz um clima diferente à sua mente, uma abordagem diferente, uma visão diferente. Chame a mesma coisa de um nome diferente e perceberá: algo fica imediatamente diferente.

Existem as palavras dos sentimentos e as palavras intelectuais. Abandone cada vez mais as palavras intelectuais, use cada vez mais palavras dos sentimentos. Existem palavras políticas e palavras religiosas. Abandone as palavras políticas. Existem palavras que imediatamente criam conflito. No momento em que você pronuncia, surgem discussões. Assim, nunca use uma linguagem lógica e argumentativa. Use a linguagem do afeto, do carinho, do amor, para que não surja discussão alguma.

Se você começar a ficar consciente disso, perceberá uma imensa mudança surgindo. Se você estiver um pouco alerta na vida, muitas infelicidades poderão ser evitadas. Uma única palavra pronunciada na inconsciência pode criar uma longa corrente de aflição. Uma leve diferença, apenas uma virada muito pequena, e isso cria mudança. Você deveria ser muito cuidadoso e usar as palavras quando absolutamente necessário. Evite palavras contaminadas. Use palavras arejadas, não controversas, que não são argumentos, mas apenas expressões de suas impressões.

Se você puder se tornar um especialista em palavras, toda a sua vida será totalmente diferente. Se uma palavra trouxer infelicidade, raiva, conflito ou discussão, abandone-a. Qual é o sentido de carregá-la? Substitua-a por algo melhor. O melhor é o silêncio, depois é o canto, a poesia, o amor.


Osho, "A Rose is a Rose Is a Rose"

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Bem na nossa frente



Quantas vezes a gente, em busca da ventura,
Procede tal e qual o avozinho infeliz:
Em vão, por toda parte, os óculos procura
Tendo-os na ponta do nariz!


Mário Quintana

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Muito simples


Rezar não é pedir, é escutar.
Apenas abra seus olhos para ver o que estava lá o tempo todo.

Chagdud Tulku Rinpoche

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

A meditação como conquista da liberdade



Na meditação tu próprio és o espelho que reflete a solução dos teus problemas. O espírito humano tem liberdade absoluta no interior da sua verdadeira natureza. Podes atingir a liberdade intuitivamente. Não trabalhes para a liberdade, deixa que a prática seja ela mesma libertação.

Mestre Dogen Zenji

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

A calma dos sentidos


Quando os cinco sentidos estão parados, e a própria razão descansa em silêncio, então começa o caminho supremo. Essa firmeza calma dos sentidos chama-se Yoga.

Katha Upanishad

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Desapego gera liberdade


A impermanência e a natureza transitória da vida são encaradas habitualmente como negativas, algo que nos inspira temor e resistência; mas é precisamente porque tudo está a nascer e morrer continuamente que já estás livre. Mesmo que queiras estar apegado e preso, tal não é possível. Mesmo que tentes agarrar-te à forma como as coisas são e àquilo que possuis, não podes fazê-lo. Não é maravilhoso? Tudo parte a seu tempo; estás livre de todas as coisas, quer o queiras quer não. A maior parte das pessoas temem a perda daquilo a que têm amor e apego mas na verdade a perda traz mais liberdade.

Genpo Merzel Roshi

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

A realidade é um círculo infinito


A verdade da vida não é uma meta a alcançar num determinado momento no futuro; é a realidade do passo dado neste preciso instante. Pensar na realidade como uma linha reta, uma progressão linear do princípio ao fim, de causa a efeito, da ideia à realização, é um erro, e cada ponto da sua circunferência é ao mesmo tempo o centro, o ponto de partida, e o ponto de chegada.

Hogen Yamahata, "On the Open Way"

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Apenas Amor



There are four questions of value in life: What is sacred? Of what is the spirit made? What is worth living for? What is worth dying for? The answer to each is the same: only love.

Don Juan de Marco

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Um verdadeiro Yogi





Outra entrevista do documentário "Eu Maior", com o sábio Professor Hermógenes. De tudo que li ou estudei em toda minha vida, nunca encontrei nada mais profundo, simples e sábio que "entrego, confio, aceito e agradeço", frase de sua autoria.

Emocionante seu depoimento, impossível de não se emocionar junto.

Desfrute e entregue, confie, aceite e agradeça...

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Inspirando...expirando

arte Eva Uviedo


Assim como as folhas se movem ao vento, a mente se move ao sabor da respiração. Quando a respiração se torna regular e tranquila, tem o efeito de neutralizar a mente. Quando você sustenta a respiração, sustenta a alma.

B.K.S. Iyengar

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Sem expectativas

No Zazen não devemos ter expectativas. Zazen não é uma técnica para obter o que quer que seja, é muito mais natural do que isso. No entanto, as coisas mais naturais são por vezes as mais difíceis. E porquê? Porque pensamos. Não há nada de errado com o pensamento. Pensar é um processo muito natural, mas deixamo-nos condicionar muito facilmente pelos nossos pensamentos e damos-lhes muito valor. Tentamos cuidar de nós mesmos, da estrutura do nosso ego, através do pensamento. Pensar é uma abstração. Não é ser, é pensar sobre ser. E uma vez que nascemos e morremos sete mil vezes por segundo, as condições que pensamos já desapareceram. Pensamos acerca de sombras em vez de sermos a própria vida.


Taizan Maezumi Roshi