No Kula-Arnava-Tantra, o deus Shiva, falando com sua divina esposa Devî, faz a seguinte comparação entre os mestres realizados e os professores comuns:
Existem muitos gurus, como lâmpadas que ardem em diversas casas; mas difícil de encontrar, ó Devî, é o guru que ilumina todas as coisas como o sol. (13.104)
Existem muitos gurus, como lâmpadas que ardem em diversas casas; mas difícil de encontrar, ó Devî, é o guru que ilumina todas as coisas como o sol. (13.104)
Existem muitos gurus que conhecem a fundo os Vedas (o conhecimento sagrado revelado) e os Shâstras (tratados); mas difícil de encontrar, ó Devî, é o guru que chegou à Verdade suprema. (13.105)
Existem muitos gurus sobre a Terra que dão outras coisas que não o Si Mesmo; mas difícil de encontrar em todos os mundos, ó Devî, é o guru que revela o Si Mesmo. (13.106)
Muitos são os gurus que roubam o discípulo de sua riqueza, mas raro é o guru que elimina as aflições do discípulo. (13.108)
É um (verdadeiro) guru aquele através de cujo contato flui a suprema Bem-Aventurança (ânanda). Só a esse, e a nenhum outro, deve o homem de inteligência escolher como seu guru. (13.110)
"A Tradição do Yoga" de Georg Feuerstein
3 comentários:
conheci um professor q tinha tudo pra se tornar um gde guru: aulas cheias, discípulos, nome respeitado... e abdicou de tudo, dizendo q não era ele a razão de tanta bem-aventurança em seus alunos, e sim, e simplesmente, a prática da ioga... e q isso dependia somente da vontade de cada um. daí foi embora, se dedicar a propria prática...
em tempo de celebs, isso é notável.
:)
pra vc ver como ele deve uma figura especial, mesmo ele tendo abdicado de tudo o que parecia ser sedutor à vaidade, mesmo sem querer ser reconhecido por grandes feitos ou mensagens, a atitude dele tocou seu coração de uma maneira que vc está citando ele agora...a simplicidade e a verdade tem um efeito mais poderoso do que a gente imagina!
om shanti _/\_
Oi, Sun!
BELO TEMPLO, QUERIDA
BJ
Postar um comentário